Semana de Jornalismo recebe profissionais do R7

A colunista e blogueira Rosana Hermann e o chefe de redação Luiz Pimentel, ambos do Portal R7, protagonizaram os debates no terceiro dia de atividades da Semana de Jornalismo da ESPM-SP. Com o tema “R7 – O terceiro portal do Brasil”, o evento ocorreu no auditório Victor Civita e contemplou um bate-papo centrado no papel da internet na sociedade e no jornalismo.

SEMANA
Rosana Hermann. Foto: Pricilla Kury Comazzetto

 

Rosana deu início com uma comparação entre o portal R7 e o curso de jornalismo na ESPM-SP. Para ela, ambos “nasceram sociais”, já que surgiram no contexto das redes sociais e das novas tecnologias. A colunista afirmou, ainda, que a internet permite saber os interesses do público, dando a ele mais escolhas. “O sucesso do portal, em tão pouco tempo, está ligado à facilidade proposta pelo site. É algo orgânico, humano e presencial”, completou.

SEMANA
Luiz Pimentel. Foto: Pricilla Kury Comazzetto

Luiz Pimentel, por sua vez, ressaltou a importância da apuração das notícias para o portal, enfatizando a autonomia dos blogs, que complementam e enriquecem o noticiário. Com base no caso da morte do cantor Chorão, do Charlie Brown Jr., o chefe de redação também destacou a importância do fotojornalismo. “O acesso às imagens trazia informação suficiente para se publicar”, disse.

Um tema abordado por ambos os profissionais foi o papel da reportagem na redação do portal. “A atividade vai além da robotização, necessita de toda a equipe lá, presente”, disse Rosana.

“A confecção tem que ter a dimensão da mão humana”. Outro ponto abordado pela blogueira foi a necessidade de o jornalismo online abordar novos assuntos, servindo para instigar as demais mídias e o público. “Atualmente, as redes são limitadas ao papel de eco do resto da mídia. É preciso buscar pautas novas”, finalizou.

Bianca Giacomazzi (1º semestre)
Gabriela Rodriguez (1º semestre)
Luisa Almeida (1º semestre)
Carolina Ozzetti (1º semestre)

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.