3º seminário Internacional de Jornalismo ESPM e Columbia

Ensaios

Portal de Jornalismo

O 3º seminário Internacional de Jornalismo ESPM e Columbia Journalism School foi realizado no campus Álvaro Alvim da ESPM-SP na Vila Mariana no último dia 01 de outubro com a abertura de Ernest R. Sotomayor – Diretor Iniciativas Latino-Americanas na Columbia Journalism School e Dalton Pastore – Presidente da ESPM, seguido das palestras da Profª da ESPM - Cláudia Brendariolli, sobre a “Gestão de Crise em Empresas de Comunicação” e dos “Desafios do Jornalismo: Novas formas de produzir, consumir e novos modelos de negócios”, com Felipe Recondo (Site Jota), Francisco Mesquita Neto (O Estado de S. Paulo) e João Carlos Saad (Rede Bandeirantes), com mediação Leão Serva (ESPM e Diretor de Jornalismo da TV Cultura). O evento foi encerrado por volta das 17hs, com um breve relato da Coordenadora do Curso de Jornalismo Maria Elisabete Antonioli, sobre os temas discutidos nos dois painéis e com a fala do editor da Revista José Roberto Whitaker Penteado, Editor da Revista de Jornalismo ESPM/CJR

Fotografia Panorâmica: Juca Borghi (2º semestre)


Fotos:
Ana Carolina Bilato - Gabriela Soares - Lua Cataldi - Luca Carloni - Malu Ogata - Pedro Trigo (Estudantes do 2º semestre)
Enzo Almeida e Thais Fullmann ( Estudantes do 1º semestre)
Curso de Jornalismo da ESPM-SP

Painel 1 - Jornalismo de dados na ESPM-SP
Ocorreu o 3º Seminário Internacional de Jornalismo na ESPM, organizados pela ESPM em parceria com a Columbia Journalism School, nesta terça feira (01). No período da manhã, o tema abordado foi a crise em empresas de comunicação e os desafios do jornalismo atualmente. No período da tarde, no painel 1, os convidados falaram sobre o jornalismo de dados.
Os jornalistas discutiram a importância das bases de e da Lei de Acesso à informação, que juntas possibilitam o aprofundamento em diversos temas, como na investigação de desvios de gastos públicos, por exemplo. “Nunca foi tão importante trabalhar com dados”, diz Alana Rizzo, consultora na Albright Stonebridge Group e colaboradora do The Economist Intelligence Unit no Brasil.
Em seguida, Daniel Bramati, editor do Estadão Dados e presidente da Abraji, falou também sobre o uso das hipóteses, formuladas a partir do uso de dados e de comparações, nas reportagens. Por último, Fabio Takahashi, editor do DeltaFolha (Núcleo de Jornalismo de Dados da Folha de S. Paulo) e vice-presidente da Jeduca, falou sobre o uso de algoritmos e da tecnologia no jornalismo de dados e como as informações coletadas podem ajudar no “combate ao fenômeno da desinformação”.

Fotos:
Ana Carolina Bilato - Gabriela Soares - Luca Carloni - (Estudantes do 2º semestre)
Fullmann ( Estudantes do 1º semestre)
Curso de Jornalismo da ESPM-SP

Fotografia Panorâmica: Luca Carloni (2º semestre) e montagem:Erivam de Oliveira


Painel 2 - Repensando a Interatividade com o Público
Ocorreu o 3º Seminário Internacional de Jornalismo na ESPM, organizados pela ESPM em parceria com a Columbia Journalism School, nesta terça feira (01). No período da manhã, o tema abordado foi a crise em empresas de comunicação e os desafios do jornalismo atualmente. No período da tarde, no painel 2, os convidados falaram sobre “Repensando a Interatividade com o Público”, com os jornalistas Antônio Rocha Filho - mediador (ESPM), Renato Franzoni (Portal G1), Murilo Garavello (Portal UOL), Fabíola Cidral (Rádio CBN) no auditório Victor Civita da ESPM-SP no campus Álvaro Alvim na Vila Mariana.

Fotos:
Malu Ogata (Estudantes do 2º semestre)
Enzo Almeida ( Estudantes do 1º semestre)
Curso de Jornalismo da ESPM-SP

Fotografia Panorâmica e montagem:Erivam de Oliveira


Bastidores
Fotos: Enzo Almeida (1º semestre)
Fotos: Pedro Trigo (2º semestre)
Curso de Jornalismo da ESPM-SP

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.