Eddie Adams – fotojornalista que cobriu 13 guerras

Especiais

Erivam Oliveira

No foto-áudio reportagem do Memórias do Fotojornalismo realizado por Bruno Bartolo e Fabiana Rosa – 2º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, sob orientação do prof. Erivam de Oliveira, conheça o trabalho do fotojornalista estadunidense, que fotografou várias personalidades e cobriu 13 guerras.
Edward Thomas Adams nasceu dia 12 de junho de 1933, em New Kingston, nos Estados Unidos.
Trabalhou como fotojornalista e fotógrafo, fazendo coberturas principalmente de grandes figuras, como políticos, e de 13 guerras.
Adams retratos de grandes figuras, como Ronald Reagan, Fidel Castro, Malcolm X, Clint Eastwood e Jerry Lewis.
Ele também foi um grande colaborador para revistas como Newsweek, Life, Stern, Paris Match e Times Magazine.
Um dos grandes momentos de sua carreira foi quando se juntou a Marinha dos Estados Unidos em 1951, durante a Guerra da Coréia. O material demorou mais de um mês para ser completado.
Apesar disso, o momento de maior importância de sua carreira e que gerou sua fotografia mais conhecida foi durante a Guerra do Vietnam. A foto retrata um chefe da polícia prestes a assassinar um prisioneiro, no dia 1 de fevereiro de 1968.
Nomeada “Execution Saigon”, a fotografia fez de Adams o vencedor do Prêmio Pulltizer em Reportagem Fotográfica em 1969. Além disso, também garantiu o prêmio World Press Photo no mesmo ano.
Com sua vasta atuação, Eddie foi ganhador de mais de 500 prêmios de fotografia, entre eles o World Press Photo, NPPA, Sigma Delta Chi, Overseas Press Club e George Press Club.
Adams desenvolveu Esclerose Lateral Amiotrófica, impedindo que ele executasse bem sua carreira. Ele faleceu dia 18 de setembro de 2004, em Nova York, aos 71 anos, devido a complicações da doença.
Seu arquivo fotográfico foi doado por sua viúva para o Dolph Briscoe Center for American History, na Universidade do Texas.
Apesar de sua morte, seu trabalho foi levado em frente. Em 1988 foi criado o The Eddie Adams Workshop, que acontece até hoje.

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.