David Guttenfelder especialista em geopolítica da National Geographic

Especiais

Erivam Oliveira

Conheça no foto-áudio reportagem realizado pelas estudantes Carolina Fraccaroli e Jamyla Braga – estudantes do 2º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP o trabalho de fotojornalista David Guttenfelder especialista em geopolítica da National Geographic, orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira.
David Guttenfelder é um fotógrafo do National Geographic focado em conflitos geopolíticos, conservação e cultura. Ele passou mais de 20 anos como fotojornalista com sede em Nairobi, Abidjan, Nova Deli, Jerusalém e Tóquio cobrindo eventos mundiais em quase 100 países. Em 2011, ele ajudou a abrir uma agência para a Associated Press, a primeira agência de notícias ocidental a ter um escritório na Coréia do Norte.
Também é vencedor de oito prêmios da World Press Photo e sete vezes finalista do Prêmio Pulitzer. Ele é o vencedor do Prêmio ICP Infinity 2013 de fotojornalismo e vencedor do Overseas Press Club of America com o prêmio de Fotografia de destaque. Imagem do Ano Internacional e a nomeação ao NPPA de fotojornalista do ano. Em 2016, uma foto dele feita na Coréia do Norte foi nomeada entre as "100 fotografias mais influentes da revista TIME".
Guttenfelder é um influenciador e líder da indústria em fotografia de smartphones e mídias sociais. Ele foi nomeado o fotógrafo inaugural Instagram do Ano pela revista TIME, e recebeu o Prêmio Shorty para fotografia on-line e o Prêmio Online Journalism. Sua fotografia de telefone celular da Coréia do Norte foi exibida na Visa pour l'Image, na França, no Museu de Fotografia Contemporânea em Chicago e no Festival de Fotografia de Cortona, na Toscana. E fazia parte da palestra do painel, "Instagraming News". Ele ensinou a primeira oficina de Fotografia de Smartphone do National Geographic Explorer em São Francisco em 2015.
Ele também foi reconhecido por sua fotografia e escrita publicitária, incluindo honras do Cannes Lion Festival of Creativity, D & AD para publicidade de imprensa, e o prêmio AICP 2016 para a melhor campanha de serviço público.
Sua fotografia foi exibida no The Annenberg Space For Photography em Los Angeles, o Conselho de Relações Exteriores em Nova York; O Museu do Brooklyn, "El Valor del Momento" em Havana, Cuba, no espanhol Encuento Internacional de Foto Periodismo, onde ganhou o Prêmio Internacional de Jornalismo "Cuidad de Gijon". Seu trabalho da guerra liderada pelos EUA no Afeganistão fazia parte de "Guerra: imagens de conflitos armados e suas conseqüências" no Museu de Belas Artes de Houston.
Guttenfelder é um orador frequente do evento principal, tendo aparecido na Série de palestras NatGeoLive! O Festival de Cinema de Montanha no Colorado, o Museu Metropolitano de Fotografia de Tóquio, entre muitos outros eventos. Hoje ele está ativo com o Visions Workshop Photo Camp's em Havana, Cuba e Montana's Crow Reservation. Ele foi um líder de equipe na oficina Eddie Adams.
Liderou as oficinas de fotografia do National Geographic Explorer e foi um administrador das oficinas anuais na Fundação Memorial da Indochina Media no Vietnã. Foi um profissional em residência e palestrante em muitas universidades dos EUA.
Atuou como membro do júri para a World Press Photo, e o Getty Instagram Grant e Pictures of the Year International.
Guttenfelder estudou na Universidade de Dar es Salaam na Tanzânia. Mais tarde, se formou com a maior distinção da Universidade dos Estados Unidos da Iowa, especializando-se em jornalismo, antropologia cultural e estudos africanos. Em 2017, ele foi nomeado um dos Alunos Notáveis da Universidade.

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.