Levi Bianco: documentação das festas de Padre Cícero e Divino

Confira o foto-áudio reportagem realizado pelos estudantes Franciellen Rosa e Lucas Abreu do 1º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira sobre Levi Bianco.
Nascido em São Paulo, Levi Bianco, 39 anos, é fotojornalista freelancer. Embora seja formado em eletrônica e administração de empresas, a fotografia sempre foi desejo. 
Começou a fotografar por hobby e, como era algo do que gostava, veio a vontade de se aprimorar. Em 2009, Levi fez um curso de fotografia o que o levou a conhecer muitas pessoas da área. Ele, então, saia junto a essas pessoas para fotografar por São Paulo. Levi percebeu que o conteúdo produzido era jornalístico e começou a enviar suas fotos ao jornal Metro. Até que uma vez, depois de alguns envios, uma de suas fotos foi publicada no jornal. No dia seguinte, a agência o convidou para trabalhar. 
A série ‘Enquanto a Bola Não Rola’ surgiu porque Levi chegava muito cedo antes dos jogos. Começou a ocupar o tempo, tirando fotos de pessoas e de coisas simples em um jogo de futebol. Fazia as fotos e guardava. Em um concurso da Leica da Revista Fotografe Melhor em 2013, ele enviou as fotos. E após um tempo, surpreso, ficou sabendo que venceu a 10° edição do concurso na categoria Ensaio. Levi pretende expandir essa série em um livro pelo grande material que possui. Ele ressalta que através do livro o fotografo conseguiria deixar o seu legado na Terra. 
Em 2014, participou da exposição “Imagens da Copa” com 3 fotografias sobre a cobertura da Copa do Mundo no Brasil. 
Além de também ter recebido uma menção honrosa no VI Salão Nacional de Araraquara com a obra “Divino Espirito”.
Muitas de suas fotografias foram selecionadas para a exposição “FotoRetrospectiva” do ano de 2011 a 2014. Teve fotos selecionadas para o livro “O Melhor Fotojornalismo Brasileiro” da editora Europa nas edições de 2013, 2014 e 2015. 
Atualmente, além de continuar fotografando futebol, Levi segue produzindo fotos para trabalho autoral “Enquanto a Bola Não Rola…” para que num futuro bem próximo se torne um livro. 
 É um dos fotógrafos do “Anuário do Carnaval de SP” que está em sua segunda edição. É um projeto onde fotografam os desfiles dos 2 dias do grupo Especial mais o grupo de acesso, e entregam um livro pronto, apenas 4 dias depois, com cerca de 450 páginas no Desfile das Campeãs. 
 Levi também trabalha na documentação da Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, e da Romaria de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte no Ceará, que também espera que ambos os projetos possam virar livros. 
Ele faz parte também da atual diretoria da ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de SP), onde cuidam do credenciamento dos profissionais nas partidas de futebol e buscam a valorização do trabalho fotojornalista e o respeito ao direito autoral. Promovem palestras com a série “Encontros” e exposições como a FotoRetrospectiva que já está em sua 12ª edição.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário