Neurociência e Espiritualidade é tema de palestra na ESPM

Ensaios

Erivam Oliveira

A palestra sobre Neurociência e Espiritualidade aconteceu no dia 19 de março, no espaço LIP - Laboratório de Inovação Pedagógica no campus da ESPM da Rua Dr. Álvaro Alvim. A palestrante foi a professora Vanessa Clarizia Marchesin, formada em Fonoaudiologia pela PUC-SP em 1999. Mais tarde se especializou em Audiologia e em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Metodista - SP. Tem mestrado e doutorado em Ciências (Neurociência Aplicada) pela UNIFESP, assim como um pós-doutorado em Ciências (Neurociência Cognitiva), também pela UNIFESP. Atualmente leciona nos Cursos de Ciências Sociais e Administração na ESPM.
Em sua palestra, apresentou a relação entre diferentes estímulos, especificamente relacionados à fé e meditação, no cérebro humano. Abordou também temas da psicologia e saúde, evidenciando a importância do assunto, assim como sua relevância no mundo contemporâneo. Na seção da palestra dedicada às perguntas, iniciou-se uma discussão sobre Yuval Noah Harari, autor dos livros: “Sapiens: Uma breve História da humanidade”, “Homo Deus: Uma breve história do amanhã” e “21 Lições para o século 21”, e seu ponto de vista sobre a meditação e a fé.
A mediação foi do Professor Mario Ernesto Rene Schwerin do Núcleo Ciências do Consumo formado em Administração de Empresas pela FGV, é psicólogo, mestre em Psicologia pela USP, e doutor em Teologia Prática (Ciências da Religião).
Texto e Fotos:
Isabelle Bulla – Estudante do 3º semestre
Juca Borghi – Estudante do 1º semestre
Curso de Jornalismo da ESPM - SP

Galeria de Fotos

Fotografia Panorâmica: Juca Borghi


Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.