Nick Ut: fotojornalista vietnamita ganhador do Prêmio Pulitzer

Especiais

Erivam Oliveira

No Memórias do Fotojornalismo conheça o trabalho do fotojornalista vietnamita Nick Ut, ganhador do Prêmio Pulitzer de reportagem fotográfica, no foto-áudio reportagem realizado por Guilherme Soria e Victor Cierro – 2º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP sob orientação do Prof. Erivam de Oliveira
Nick Ut é um fotojornalista vietnamita, nascido em 29 de março de 1951. Nick iniciou sua carreira aos 14 anos, após a morte de seu irmão, também fotógrafo. Aos 16 foi contratado pela Associated Press como repórter fotográfico para cobrir a Guerra do Vietnã.
Em 1973 ganhou o Prêmio Pulitzer de Reportagem Fotográfica com a foto de uma menina de nove anos, nua, fugindo de um ataque de napalm, líquidos inflamáveis, em sua aldeia. A fotografia também lhe rendeu o prêmio World Press Photo de 1972.
Após o fim da guerra, mudou-se para os Estados Unidos, onde fotografou eventos históricos, como terremotos e o Caso O.J. Simpson, além de cobrir a rotina de celebridades. Também trabalhou no Japão e cobriu alguns dos conflitos entre as Coreias.
No início de 2017, após 51 anos de trabalho, decidiu se aposentar. Apesar disso, garantiu que não pretende parar de fotografar e que pretende tirar fotos até morrer.

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.