Pelo Mundo ESPM – Copa do Mundo na Rússia – Alemanha

Especiais

Erivam Oliveira

Pelo Mundo ESPM te leva à Copa da Rússia, com um especial sobre as 32 duas seleções que irão disputar a taça mais cobiçada do mundo. Conheça um pouco desse trabalho no foto-áudio reportagem feito por Guilherme Santiago e orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira sobre a Alemanha.
A Alemanha, uma das seleções de futebol mais bem sucedidas do mundo, participando de oito finais de Copas do Mundo, ganhando quatro delas. Após o Brasil, é a seleção que conquistou os maiores recordes em copas do mundo, dentre eles: maior número de jogos vencidos (com 66), gols marcados (com 224) e o maior número de jogos disputados (106).

É um país localizado na Europa Central e tem a maior população da União Europeia. A capital da Alemanha é a cidade de Berlim. A capital conta com uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes – sendo a maior cidade do país. O alemão é a língua oficial e a predominantemente falada na Alemanha. Os habitantes possuem uma boa qualidade de vida, sendo que 73% da população reside em áreas urbanas, dispondo-se do serviço de saneamento ambiental. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alemão é de 0,885; a esperança de vida ao nascer é de 79,3 anos e 99% dos alemães são alfabetizados.
A região chamada Germânia, habitada por vários povos germânicos, foi conhecida e documentada pelos romanos antes do ano 100. A partir do século X, os territórios alemães formaram a parte central do Sacro Império Romano-Germânico, que durou até 1806. Durante o século XVI, o norte da Alemanha tornou-se o centro da Reforma Protestante. Como um moderno Estado-nação, o país foi unificado pela primeira vez em consequência da Guerra Franco-Prussiana em 1871. Em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois estados, a Alemanha Ocidental e a "Alemanha Oriental". A Alemanha foi reunificada em 1990. A Alemanha Ocidental foi um dos membros fundadores da Comunidade Europeia (CE), em 1957, que posteriormente se tornou na União Europeia, em 1993. O país é parte do espaço Schengen e passou a adotar a moeda europeia, o euro, desde quando foi instituído, em 1999.
As 5 maiores cidades da Alemanha, além de Berlim, são: Hamburgo, Munique, Colônia, Frankfurt e Estugarda.
Hamburgo é a segunda maior cidade alemã, com cerca de 1,7 milhões de habitantes. É uma cidade extremamente importante, com muitas indústrias e instituições de ensino. Também tem importantes prédios históricos em diversos estilos e baixos – são poucos os arranha-céus no local. Abriga ainda famosas igrejas, como a de São Nicolau – o mais alto edifício do século XIX.
Munique tem cerca de 1,3 milhões de habitantes e abriga importantes universidades. Tem diversos prédios históricos imponentes que chamam a atenção pela beleza de suas construções.
Colônia é a 4ª maior cidade alemã com aproximadamente 1 milhão de habitantes. A cidade é considerada um polo cultural do país, contando com 30 museus.
Frankfurt conta com cerca de 720 mil habitantes. A cidade é considerada o polo econômico do país e até da Europa. Em Frankfurt se localizam importantíssimas instituições, como: o Banco Central Europeu, o Banco Federal Alemão e a Bolsa de Valores de Frankfurt.
Estugarda é a 6ª maior cidade da Alemanha e tem a peculiaridade de ficar distribuída entre colinas – fato bem interessante de se conhecer. É conhecida por sua cultura automotora, agregando diversas montadoras. Tem cerca de 612 mil habitantes.
Além de todos os recordes citados anteriormente, a Alemanha também está no posto da maior vitória em uma semifinal da Copa do Mundo quando em 2014 derrotou o Brasil pelo placar de 7–1, sendo considerado um dos resultados mais notáveis da história do futebol. Após isso, a Alemanha venceu a Copa do Mundo de 2014 depois de derrotar a Argentina por 1-0 na final em 13 de julho no Estádio do Maracanã.

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.