Pelo Mundo ESPM – Copa do Mundo na Rússia – México

Especiais

Erivam Oliveira

Pelo Mundo ESPM te leva à Copa da Rússia, com um especial sobre as 32 duas seleções que irão disputar a taça mais cobiçada do mundo. Conheça um pouco desse trabalho no foto-áudio reportagem feito por Nathália Miranda e orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira sobre a México.
A história do México é de extrema curiosidade, foi lá que nasceram duas das mais importantes civilizações das Américas, a asteca e a maia. Onde é possível se ver até hoje as ruínas das enormes construções desses dois povos antigos. A Cidade do México, capital do país, se baseia principalmente em sua visão turística, contando com inúmeras pousadas e hotéis, dos mais simples aos mais chiques. Além disso, sua arquitetura e cultura foram influenciadas pelos espanhóis colonizadores, sendo importante destacar as cores e estrutura essencialmente barroca espanhola das casas e construções do centro da cidade.
Entre as principais cidades do país, encontra-se Cancun, Tulum, Acapulco, Cozumel, Tijuana, Puerto Vallarta e Los Cabos. Cozumel, por exemplo, é uma ilha do Mar do Caribe, pertencente à província de Quintana Roo. Fica situada perto da costa oriental da península de Iucatã. Está coberta por um espesso bosque e possui abundante pesca. Sua principal atividade é o turismo, apresentando uma indústria hoteleira desenvolvida, possuindo ainda um aeroporto.
A bandeira do país possui cores marcantes como o branco, verde e vermelho. Apesar do significado das cores ter mudado com o tempo, estas três cores foram adotadas pelo México logo após a conquista da independência relativamente à Espanha. A bandeira atual foi adotada em 1968, mas o desenho global tem sido usado desde 1821 quando foi criada a primeira bandeira do México.
O lado pacifico do México mostra deslumbrantes paisagens do litoral, contando com uma flora interessante, muito parecida com o Brasil e que conta com animais silvestres interessantes como iguanas e tartarugas marinhas. O México conta com uma estrutura turística incrível, sendo possível passear pelas principais cidades em uma viagem curta de ônibus ou se aventurar por Cancun com uma passagem direta de avião.
Monte Albán situa-se num monte acima do vale de Oaxaca e foi a sua capital. O local onde se encontram as ruínas da capital Zapoteca impressiona, em primeiro lugar, pela sua localização. Num feito de engenharia da época, o cume do monte foi nivelado de modo a possibilitar a construção de um local cerimonial. Pensa-se que as zonas residenciais estivessem espalhadas pelo vale. Das ruínas, tem-se assim vistas magníficas em 360 graus sobre a cidade de Oaxaca e os vales circundantes.
A seleção mexicana de futebol é quem representa o México nas competições de futebol e está presente nas copas do mundo desde 94. O estádio de casa do México é o Estádio Azteca. A equipe é atualmente a 20ª no Ranking Mundial da FIFA e 12ª no Ranking Mundial Elo. A melhor progressão do México é ter chegado às quartas-de-final nas Copas de 1970 e 1986, sendo que ambas foram disputadas em solo mexicano. O país conta com um troféu da Copa das Confederações do ano de 1999 e outro dos Jogos Olímpicos de 2012.Eles possuem uma medalha de ouro olímpica, uma Copa das Confederações, dez campeonatos da CONCACAF, incluindo sete Copas Ouro da CONCACAF, uma Copa das Nações da América do Norte e dois Campeonatos NAFC.
Uma curiosidade sobre o futebol mexicano inclui o fato de o futebol no México foi organizado no início do século XX por grupos de imigrantes europeus. A equipe original jogou contra a Guatemala em solo guatemalteco e a equipe mexicana venceu por 3 a 2.
No dia 2 de novembro é comemorado o Dia dos Mortos no país, o maior e mais prestigiado feriados, junto com o Dia de Finados. O curioso é que opostamente aos brasileiros, que recordam o dia dos mortos com flores, missas e procissões, os mexicanos fazem uma verdadeira comemoração festiva. Eles oferecem para os falecidos, água, flores, velas e comidas. A data é especial pois eles acreditam que os mortos sentem e se manifestam da mesma forma que os vivos, por isso o melhor jeito de agradá-los seria dando uma grande festa.

Instagram @agenciaespm
© Portal Jornalismo ESPM 2015. Todos os direitos reservados.