Pelo Mundo ESPM – Copa do Mundo na Rússia – Tunísia

Especiais

Erivam Oliveira

Pelo Mundo ESPM te leva à Copa da Rússia, com um especial sobre as 32 duas seleções que irão disputar a taça mais cobiçada do mundo. Conheça um pouco desse trabalho no foto-áudio reportagem feito por Guilherme Santiago e orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira sobre a Tunísia.
A Tunísia, pais que participa pela quinta vez da Copa do Mundo. A primeira participação foi em 1978, na Argentina, e foi considerado seu melhor desempenho em copas do mundo.
A República da Tunísia é um país localizado ao norte da África, com um território um pouco maior que o estado do Acre. Sua capital é Túnis e a língua oficial é o árabe. Cerca de 99% dos tunisianos seguem a religião islâmica, e o restante são cristãos ou judeus. O atual povo tunisiano é descendente de povos berberes e de pessoas de numerosas civilizações que invadiram, migraram e se mesclaram ao longo de milênios nessa região. As características climáticas que destacam é o mediterrâneo com invernos frios e verões quentes e secos e quase 40% da superfície do território é ocupado pelo deserto do Saara.
A Tunísia conquistou a independência da França em 1956, liderada por Habib Bourguiba, que mais tarde tornou-se o primeiro presidente da Tunísia. A Constituição da Tunísia, aprovada 26 de janeiro de 2014, garante direitos para as mulheres e afirma que a religião do presidente "será o Islã". Em outubro de 2014 o país realizou suas primeiras eleições sob a nova constituição e após a Primavera Árabe.
A taxa de alfabetização de adultos em 2008 foi de 78%, assim a educação é considerada prioridade e é responsável por 6% do PIB. A educação básica para crianças entre as idades de 6 e 16 anos é obrigatória desde 1991.
O futebol é o esporte mais popular no país. A Seleção Tunisiana de Futebol, também conhecida como "As Águias de Cartago", venceu o Campeonato Africano das Nações de 2004, que foi realizada na Tunísia. Eles também participaram da Copa das Confederações FIFA de 2005, que foi realizada na Alemanha, mas não conseguiram ir além da primeira rodada. Sua última participação foi em 2006, porém não chegou nem nas oitavas de final. Foi eliminada na fase de grupos, ficando em 24º lugar.

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.