Pelo Mundo ESPM – Copa Mundo na Rússia – Marrocos

Especiais

Erivam Oliveira

Pelo Mundo ESPM te leva à Copa da Rússia, com um especial sobre as 32 duas seleções que irão disputar a taça mais cobiçada do mundo. Conheça um pouco desse trabalho no foto-áudio reportagem feito por Marina Lahr e orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira sobre o Marrocos.
Marrocos está localizado no norte da África, têm uma população de mais de 33,8 milhões de pessoas e uma área de 446.550 quilômetros quadrados. Sua capital é Rabat e a maior cidade é Casablanca. É uma monarquia constitucional com um parlamento eleito, ou seja, possui um rei ainda nos dias atuais. Mas isso não o impede de ser a quinta maior economia do continente africano.
O clima mediterrâneo do país é semelhante ao do sul da Califórnia, com exuberantes florestas nas cadeias de montanhas do norte e centro do país, dando lugar a condições secas e desérticas no interior do sudeste. As planícies costeiras experimentam temperaturas notavelmente moderadas mesmo no verão, devido ao efeito da Corrente das Canárias na sua costa atlântica.
As línguas oficiais de Marrocos são o árabe e o berbere, porém muitos falam francês e espanhol. Além disso, o país é majoritariamente muçulmano, cerca de todos os grupos restantes representando menos de 1% da população. Os sunitas formam a maioria em 67%, ainda existindo cerca de 3.000 a 8.000 muçulmanos xiitas.
Uma curiosidade marroquina é sua variada e rica cozinha. A confluência de pratos e ingredientes vindos dos povos nômades do deserto, de mediterrâneos, árabes e franceses criou uma identidade gastronômica única. Um dos hábitos da cultura marroquina é comer com as mãos, ou com a ajuda de pão, com a mão direita. A esquerda é usada para a casa-de-banho.
O Marrocos tem uma pequena porém constante participação no futebol mundial. Participou das Copas do Mundo de 1970, 1986, 1994, 1998 e participará ainda da de 2018, sendo a melhor posição obtida um 11º lugar em 1986. O uniforme oficial possui Camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas.
O Marrocos é um dos cinco países da África que vão participar da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Sem sofrer gols e com 12 pontos nas eliminatórias do continente, a seleção conquistou um lugar no maior evento do futebol mundial na última rodada da fase de grupos. A vaga veio depois do confronto direto com a Costa do Marfim, pela vaga do Grupo C.

Existe uma citação do Rei Hassan II (1929-1999) que diz “Marrocos é como uma árvore com as raízes em África, mas cujas folhas respiram o ar europeu”. O país está se consolidando como um alvo da modernidade, assim, as mulheres começam já a ter um papel activo na sociedade, onde muitas jovens trabalham em farmácias, supermercados e lojas de roupa – nas grandes cidades – mas é raro verem-se mulheres a trabalharem em casas de comércio no interior rural de Marrocos. Uma curiosidade sobre o costume nacional, nas casas marroquinas tem-se o costume de se tirar os sapatos à entrada como sinal de boa educação. E como em muitas outras culturas, deve levar uma prenda sempre que visita uma casa pela primeira vez.

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.