Pelo Mundo ESPM – Copa Mundo na Rússia – Portugal

Especiais

Erivam Oliveira

Pelo Mundo ESPM te leva à Copa da Rússia, com um especial sobre as 32 duas seleções que irão disputar a taça mais cobiçada do mundo. Conheça um pouco desse trabalho no foto-áudio reportagem feito por Thales Kunsch e orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira sobre Portugal.
Portugal, terra dos craques Eusébio, Paulo Futre, Rui Costa, Luis Figo e, Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo nos dias de hoje.
Com mais de 10 milhões de habitantes, é o território mais ocidental da europa, ou seja, é o país mais a Oeste do continente. Seus limites são a Espanha, ao leste e ao norte, e o Oceano Atlântico, com um litoral de aproximadamente mil e oitocentos quiilometros. O clima mediterrâneo de Portugal, com poucas chuvas e temperaturas moderadas, é um convite para conhecermos as suas lindas praias, com destaque para a Praia de Galapos e a Praia da Figueirinha, ambas localizadas no Parque da Arrábida, a 25 km da capital Lisboa.
Quem quer conhecer o país dos famosos pastéis de Belém, deve ter como destino certo Lisboa, apenas a nonagésima segunda cidade mais populosa da Europa, com 500 mil habitantes.
Portugal foi protagonista das Grandes Navegações que tiveram início no Século XV, tendo colônias na África, na América e na Ásia. Brasil, Angola, Madagascar, China e Índia são exemplos de países que tiveram seus territórios ocupados pelos lusitanos.
Além da grande importância para a economia, as grandes navegações tiveram papel fundamental na formação cultural do país. O famoso poeta Fernando Pessoa, tratava de assuntos relacionados ao mar com recorrência em suas poesias.

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Este é “Mar Português”,o poema mais conhecido de Fernando Pessoa que trata das conquistas das navegações, mas também da tristeza e da saudade dos navegadores.
Se na história Portugal é conhecido pelos seus grandes feitos, no futebol a sala de troféus da “lusa” não é das mais respeitáveis. A seleção portuguesa conquistou o maior título de sua história em 2016 ao levantar o caneco da Eurocopa pela primeira vez. O feito foi considerado histórico não apenas por ser o primeiro grande título do país, mas também pela campanha na competição, com destaque ao jogo da final em que Portugal venceu a dona da casa, e também favorita, França.
Cristiano Ronaldo é o maior ídolo da história da seleção portuguesa, sendo o jogador que mais vezes vestiu a camisa lusa e, também, o maior goleador da história da sua seleção. Foi essencial para a conquista do título europeu, mesmo não tendo jogado todo o jogo da final, pois se lesionou logo no início da partida.
Portugal participou da Copa do Mundo da FIFA pela primeira vez em 1966, quando conquistou o terceiro lugar. Depois dessa participação, só voltou à competição em 1986, vinte anos depois, tendo sido eliminada logo na primeira fase. Após essas duas participações isoladas, retornou à copa em 2002 e, desde então, vem participando de todas as edições. Ao todo, são 6 participações.
Na copa de 2018, Portugal está no grupo B, junto com Espanha, Marrocos eIrã. A primeira partida é contra a outra favorita ao primeiro lugar no grupo, Espanha, no dia 15 de Junho, na cidade de Sochi.

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.