Pelo Mundo ESPM lhe mostra a riqueza cultural de Gana na África

O foto-áudio reportagem do projeto Pelo Mundo ESPM, te leva nessa edição a desfrutar com Mariana Cavalcanti, estudante do 8º semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, as curiosidades Gana. Trabalho orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira.

A capital e maior cidade de Gana é o centro econômico e administrativo do país. É em Acra que estão localizados os melhores restaurantes, lojas, hotéis e indústrias ganenses, e é também o maior conglomerado em termos de população.

Localizada na África Ocidental, tem como religiões principais o cristianismo e o islamismo, e, por mais que existam mais de 20 línguas locais, todos são alfabetizados em inglês. O país é uma democracia com eleições presidenciais de quatro em quatro anos e é um dos mais estáveis dentre os países da região. Me acompanhe nessa jornada sobre as curiosidades da capital de Gana.

Conhecida por ser um dos maiores produtores de cacau do mundo, a base da economia é a extração de recursos naturais, como o cacau, a madeira e o ouro. A agricultura é presente em todo o país, com solo e temperaturas favoráveis.

Em Acra, a maiorias dos trabalhos são informais, e grande parte da população atua nos mercados de rua, conhecidos como street markets, onde são comercializados grande parte dos bens de consumo. A vestimenta, na grande maioria das vezes, traz cores vibrantes e as tradicionais estampas africanas, que exalam cultura e beleza.

Se você pretende adquirir conhecimento, não deve deixar de ir ao Castelo de Cape Coast, localizado no litoral de Gana. O tour com guia conta a história da fortaleza construída pelos europeus, fala sobre a exploração e escravidão que ocorreu naquele local, a situação em que homens e mulheres eram mantidos e submetidos, além do tráfico de escravos para as Américas. O lugar é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e a bagagem cultural e histórica é garantida.

Caso você planeje uma visita ao país, vale lembrar que Gana requer visto e vacinas em dia. A moeda local é chamada de Cedi e é possível fazer câmbio no próprio aeroporto. Em relação ao clima, o país tem uma média de 26 graus celsius durante o ano todo, com aumento no mês de maio, o mês mais quente, e queda em janeiro, a época mais fria. Os hotéis são bem estruturados e muitos oferecem café da manhã e locomoção para o aeroporto, com tarifas que variam dependendo do tipo de suíte e localização na cidade. Existem opções de restaurantes com cardápios bem parecidos aos brasileiros, como o Coco Lounge, que oferece massas, frutos do mar e hambúrgueres.
Se você busca uma viagem repleta de curiosidades, cultura, história e conhecimento, Gana é o lugar ideal. A cultura africana com influência ocidental é forte e muito, mas muito especial.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário