Semana política é realizada na ESPM com representantes de vários seguimentos da sociedade

Ensaios

Erivam Oliveira

A Semana Política na ESPM, organizada pelo Centro Acadêmico 4 de Dezembro e pelo Diretório Acadêmico Guerreiro Ramos, abordou temas de grande relevância para a sociedade como a participação das mulheres na política, o racismo estrutural e institucional no Brasil, questões sobre gênero e sexualidade, entre outros. Reuniu também representantes políticos de diversos partidos, como o DEM e o partido NOVO, para proporcionar um debate saudável em que ideias diferentes podem ser escutadas e discutidas.
No primeiro dia, 24 de abril, houve uma roda de conversa com Mariana Perin (PV), um bate-papo sobre o espaço da mulher na política com Monica Broti e Monica Rugai e uma palestra sobre as dificuldades de ser mulher na política com a Deputada Patrícia Bezerra (PSDB).
No segundo dia, 25 de abril, Luiza Coppieters e Marina Ganzarolli conversaram sobre a sub-representação das mulheres e LGBTs nas eleições, sobre minorias, direitos humanos, cotas eleitorais, entre outros assuntos. Em seguida, Thayná Yaredy e Amarílis Regina Costa falaram sobre racismo e sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco. Para fechar o segundo dia, Pedro Kelson conversou sobre o Virada Política, coletivo que realiza o maior evento independente de inovação e incidência política do país.
No terceiro e último dia, 26 de abril, ocorreu uma palestra com o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM) e uma roda de conversa com Caue Bocchi, Vinicius Poit e Monica Rosenberg que apresentaram as características do Partido Novo.
Em ano de eleição, eventos como esse são importantes para proporcionar a reflexão sobre o nosso papel como cidadão, para estimular a consciência política nos indivíduos e para a percepção do quão importante é o exercício da cidadania em uma democracia.
O termo política vem do grego polítikós, adjetivo derivado da palavra polis, que se relaciona a tudo referente à vida na cidade-estado grega. Em ano de eleições é importante entender sobre política, não só de onde ela vem, mas como ela se desdobra no cenário atual.

Texto: Guilherme Santiago
Fotos: Fernanda Shikay - Guilherme Santiago - Marina Lahr - Nathália Miranda e Thales Kunsch
(Estudantes do 1º semestre)
Thaynah Silva e Wivyanne Leiso
(Estudantes do 2º semestre)
Curso de Jornalismo da ESPM-SP

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.