Juduca debate o Jornalismo e Educação na Era da Desinformação

Ensaios

Erivam Oliveira

Aconteceu na última segunda-feira, dia 18 de março de 2019 no auditório Castelo Branco do Campus da ESPM - Álvaro Alvim na Vila Mariana em São Paulo, mais um seminário Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), sobre "Jornalismo de Educação na Era da Desinformação”.
O evento foi aberto por Alexandre Gracioso - Diretor da ESPM, pela Coordenadora do Cursos de Jornalismo, Maria Elisabete Antonioli e conduzido por Leandro Beguoci que fez a moderação dos trabalhos e a princípio introduziu aos demais participantes o questionamento sobre o papel do jornalista na sociedade e sobre a desinformação na atualidade. Em seguida, Elizabeth Saad, professora e coordenadora da ECA-USP, abordou a importância de um jornalista mediador na atualidade que possibilite a promoção do debate e o diálogo necessário nos dias atuais onde a população desinformada comenta opiniões individuais por impulso, sem checar a notícia.
Ricardo Fotios (Portal BOL e professor da ESPM) discorre sobre a relevância da checagem dos fatos e o restabelecimento do método jornalístico, o qual envolve ética e imparcialidade.
Por último, Renata Mariz encerra se pronunciando sobre a veracidade dos fatos, em um momento em que a mentira toma conta da notícia de determinadas fontes não confiáveis que produzem notícias falsas. Sendo assim, se pronunciando pela necessidade da apuração.

Texto:
Giulia Pontes

Edição: Maria Clara Jorge

Fotografias Panorâmicas - Giulia Pontes



Galeria de Fotos:
Giulia Pontes - Sophia Olegário
Estudantes do 1º semestre
Curso de Jornalismo ESPM-SP

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.