Primavera chega e deve beneficiar colheitas para 2017/18

Na última sexta-feira (22), iniciou a primavera no Brasil. Ela tem como característica principal um clima mais ameno, ou seja, de maior frescor, mas esse ano ela começa com um tempo seco e de muito calor. Ela se inicia aqui no Hemisfério Sul no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro, diferente do Hemisfério Norte que se inicia em 22 de março e se despede no dia 21 de junho.

Esse fenômeno natural se dá por conta do movimento de translação da terra, ou seja, o movimento do planeta que gira em torno do Sol. Com a chegada desta estação, também chegam as colheitas de legumes e frutas, como também a vinda de flores que só surgem nesta época. Este ano a primavera trará chuvas mais fortes do que o ano passado e deve beneficiar as colheitas, segundo o Inmet .

 

Duas principais frutas na primavera:

Maracujá

Maracujá aberto com a poupa escorrendo e um maracujá fechado, (Foto: Divulgação/Pixabay)

Maracujá aberto com a poupa escorrendo e um maracujá fechado, (Foto: Divulgação/Pixabay)

 

Com o maracujá é possível fazer suco e sorvete (nas datas quentes). A fruta tem como característica florescer na primavera.  O maracujá só é encontrado em lugares nos quais o clima seja relativamente quente, ou seja, podemos encontrá-lo no Brasil, Oriente Médio, Mediterrâneo e Pacífico Sul.

Um dos benefícios que esta tão preciosa fruta universal traz para os seus consumidores é a ajuda no combate ao câncer, melhorias no sistema imunológico, pressão arterial e também ajuda seu consumidor a dormir um pouco melhor, uma vez que ajuda a combater a insônia.

Jabuticaba

Jabuticabeira com suas jabuticabas já frutificadas, (Foto: Divulgação/Pixabay)

Jabuticabeira com suas jabuticabas já frutificadas, (Foto: Divulgação/Pixabay)

A fruta roxa, que é confundida com a uva, dá seu fruto especificamente nesta estação. O seu gosto é bem adocicado e, ao contrário da uva, dá fruta em árvore, a jabuticabeira. Ela é extremamente nutritiva e potente, cheia de vitaminas, tais como Vitamina R e E.  A vitamina R tem um potencial muito forte em combate a gripe, uma vez que ela é vinte vezes mais potente que a vitamina C.

 

Dois principais legumes que são colhidos na primavera

Abóbora

 

Abóboras grandes na estante para ser vendida, (Foto: Divulgação/Pixabay)

Abóboras grandes na estante para ser vendida, (Foto: Divulgação/Pixabay)

 

 A moranga, abóbora, ou jerimum, seja lá qual for o nome que ela é apelidada é um legume cuja colheita é feita na primavera. A abóbora tem uma característica em especial, quanto maior for seu tamanho, menor é o seu sabor.

 Este legume traz consigo diversos benefícios para quem o consome, por exemplo, a prevenção e fortalecimento contra os derrames e problemas nos olhos (catarata). No entanto, para consumi-la de maneira saudável, deve-se atentar na sua casca porque, uma vez manchada, ela não está com 100% habituada pra ser consumida.

Cenoura

Cenouras no chão, (Foto: Divulgação/Pixabay)

Cenouras no chão, (Foto: Divulgação/Pixabay)

A cenoura é muito consumida no Brasil, tanto no dia a dia para almoços e jantares, quanto para bolos. Apesar de ser de cor laranja padrão, ela também pode ser encontrada nas cores roxa, amarela, vermelha e branca, mas não é comum encontrá-las nestas condições. Um fato curioso que ela apresenta é a prevenção contra o AVC. A cenoura, cada vez que é consumida, reduz em 68% a chance de contrair o problema.

 

Duas flores mais belas da primavera

Glicínia

Pequeno canteiro de Glicínia, rodeado de árvores, (Foto: Divulgação/Pixabay)

Pequeno canteiro de Glicínia, rodeado de árvores, (Foto: Divulgação/Pixabay)

 

A trepadeira Glicínia tem como característica de florescimento na primavera e suas flores caem no inverno. Sua cor característica é roxa clara, mas também pode ser encontrada com tons mais escuros.  O crescimento desta flor é muito lento e pode demorar décadas e sua estimativa de vida é de no máximo cem anos. Também é bem comum ser usada para decorações, tais como casamentos e surpresas românticas.

 

Girassol

Girassol ao ar livre em um dia ensolarado, (Foto: Divulgação/Pixabay)

Girassol ao ar livre em um dia ensolarado, (Foto: Divulgação/Pixabay)

O seu nome é famoso porque ele gira em torno do sol e, com suas cores amareladas, chama a atenção em qualquer lugar onde aparece. Dizem que o girassol atrai um bom sentimento de alegria por causa de suas cores radiantes. O Girassol também possui outros benefícios, uma vez que sua semente é extraída para a produção de óleo. No campo da saúde, a flor atua como um expectorante em combate a doenças pulmonares.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário