Estreia filme sobre criação do Plano Real, que conta história da “moeda do povo”

Cultura

Elenco principal do filme "Plano Real". (foto: divulgação do filme)
Elenco principal do filme "Plano Real". (foto: divulgação do filme)

Amanhã, quinta-feira (25) os cinemas brasileiros colocarão em seus cartaz o filme "Plano Real- o plano por trás da história". Este filme, assim como o nome diz, trata do projeto econômico que mudou a história do Brasil recente, através do processo que trocaria o Cruzeiro para o Real, em 1994. O projeto de uma nova moeda pensada pelo grupo econômico do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, composto e coordenado por Gustavo Franco (personagem principal do filme e ex-presidente do Banco Central do Brasil) e Pedro Malan (Ministro da Economia).

Durante o processo para implementar a moeda atual, foram realizadas várias discussões sobre sua implementação. Falas como "o real é a moeda do povo", ditas pelos protagonistas de então, são repetidas no filme. A ideia de acabar com a inflação no Brasil foi de converter o cruzeiro (antiga moeda) em Unidade Real de Valor (URV), para então haver uma transição a uma nova moeda, com mesmo valor cambial que o dólar.

Professor de Economia da Unicamp, Nelson Cantarino, afirma que o Plano Real foi uma bela implementação porque ajudou a equilibrar as contas públicas do país. “Além de acabar com a inflação, foi responsável pela implantação de uma suposta mentalidade pró responsabilidade fiscal”, ou seja, ajudou no equilíbrio das contas públicas do país, completou.

Saiba mais:

Site oficial para conferir onde o filme será exibido;

;

Por Mateus Lemos (1° semestre)

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.