Racismo é tema preferido de alunos para debate da Semana Política da ESPM-SP

Campus

Edson Capoano

Equipe de apoio do Centro Acadêmico 4 de Dezembro e Stephanie Ribeiro, colunista da revista Marie Clair, durante debate (Foto: Wivyanne Leiso)
Equipe de apoio do Centro Acadêmico 4 de Dezembro e Stephanie Ribeiro, colunista da revista Marie Clair, durante debate (Foto: Wivyanne Leiso)

A Semana Política da ESPM-SP, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de agosto e foi organizada pelo Centro Acadêmico 4 de Dezembro, teve como objetivo debater temas relevantes para a sociedade. O espaço aberto permitiu a discussão sobre temas como a distribuição de renda no Brasil, as privatizações da gestão Dória, racismo nas universidades e a visão do mundo pelos transexuais.

Convidados renomados com destaque em questões sociais, políticos, ativistas e jornalistas fizeram parte dessa edição. Entre eles o vereador Eduardo Suplicy (PT), o político Andrea Matarazzo (PSD), o vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) e o jornalista Bob Fernandes, comentarista político da TV Gazeta e autor do “Meu Blog de Política”.

Racismo nas universidades

Durante os três dias, os alunos da ESPM-SP puderam participar ativamente das palestras. Um tempo destinado aos participantes foi aberto para opiniões e dúvidas.

Por se tratar de ambiente acadêmico, um dos assuntos com maior repercussão entre os alunos foi o racismo nas universidades, tema abordado por Stephanie Ribeiro, colunista da revista Marie Clair. Ela relata ter sofrido preconceito racial dentro da universidade em que estudou. “Foram situações constrangedoras. Alguns professores se referiam a mim de modo muito preconceituoso”, desabafou.

Sara Santana, aluna de jornalismo, ressalta a importância do assunto. “Precisamos discutir mais sobre isso, principalmente aqui na faculdade”, afirmou.

Q&A com Bob Fernandes     

O jornalista e comentarista político na TV Gazeta, Bob Fernandes, tratou de temas políticos atuais. Sua participação teve uma dinâmica diferenciada, sendo interativa desde o início.

Os participantes questionaram o jornalista sobre fatos marcantes no cenário político. Delações premiadas, atuação do juiz Sérgio Moro, as eleições de 2018, ocupações de escolas públicas e a postura da mídia em relação a política dominaram as discussões.

Bob Fernandes parabenizou a universidade e agradeceu o convite feito. “Gostei muito de conversar com vocês. Obrigado por estarem aqui. Mesmo que viesse um aluno, ia conversar com a mesma alegria”, terminou.

Por Wivyanne Leiso (1o semestre)

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.