Consciência Negra é celebrada em exposição no Centro Cultural São Paulo

exposição

Tempestade, do X-Men, é uma das principais personagens presentes na mostra. Foto: divulgação

 

Nasceu em 1655, assumiu o comando em 1680. Lutou, combateu, guerreou. Enfrentou, feriu e atacou defendendo, sempre, um único ideal. Traído, foi preso em 1695. Em 20 de novembro do mesmo ano, foi morto.

Zumbi dos Palmares é símbolo de resistência. A data de sua morte – o Dia da Consciência Negra – virou feriado em algumas cidades e é dedicado à importância do negro na sociedade brasileira.

Como forma de celebrar não só o dia ou a semana, mas o mês da Consciência Negra, o Centro Cultural São Paulo oferece uma exposição gratuita que se estende até 15 de dezembro. Foram selecionados, dentro de todo o acervo da Gibiteca Henfil, alguns dos personagens negros mais conhecidos do universo das histórias em quadrinhos.

A amostra homenageia, entre outros, a personagem Tempestade (Storm), membro dos X-Men, da Marvel Comics. O Pantera Negra (Black Panther), outro personagem da Marvel, também aparece entre os gibis selecionados.

Brasileiro, o personagem Jeremias, um dos mais antigos e o único afro descendente da Turma da Mônica, do famoso Mauricio de Sousa, também é homenageado na exposição.

Palmares

Zumbi foi o último dos líderes do maior e mais famoso quilombo do período colonial brasileiro. O Quilombo dos Palmares localizava-se na Capitania de Pernambuco, hoje conhecido como União dos Palmares, município do Estado de Alagoas.

O Quilombo era de palmeiras, origem do nome, e representava uma forte resistência à escravidão. Zumbi foi o responsável por liderar toda a luta pela liberdade que dos que ali viviam.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em várias regiões do Brasil. Em 2013, o feriado acontece na próxima quarta-feira.

 

Serviço
O Negro nos Quadrinhos
Centro Cultural São Paulo – CCSP
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca – Gibiteca Henfil
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo

 Thiago Montero (4º semestre)

Notícias Relacionadas

1 Comentário

  • Mauricio

    Muito interessante!!

Deixe seu comentário