Entidade que leva peregrinos ao caminho de Santiago faz 21 anos

Organizadores da ACACS: Vars Braga Roman (Vice presidente) Daniel Najib (presidente) Mario Maroni (Diretor). (Foto: Bruna Masculi)

Organizadores da ACACS: Vars Braga Roman (Vice presidente) Daniel Najib (presidente) Mario Maroni (Diretor). (Foto: Bruna Masculi)

O caminho de Santiago teve seu início com a descoberta da tumba do apóstolo São Tiago, descoberto por volta de 813-820. Hoje, a ACACS-SP (Associação De Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela) situada na Vila Mariana, completa 21 anos e leva de 30 a 50 mil peregrinos por ano para realizar o trajeto.

A associação teve seu início em Santana, na casa da família que fundou a ACACS, porém a grande procura fez com que ela se expandisse: “Havia a necessidade de uma maior organização, o fácil acesso ao metrô e o fato de parte da família morar na Vila Mariana fez com que a ACACS se instalasse no bairro”, Afirmou o Presidente Daniel Najib.

A associação oferece cursos e palestras para interessados, além de realizar caminhadas preparatórias mensais. Porém, para o diretor Mario Maroni, mais do que a uma preparação física, é necessário estar pronto para se desapegar:  “O uso de banheiros e quartos mistos e coletivos é desafiador para quem está acostumado com uma vida individualista”, exemplifica.

A equipe do Vila Mariana conversou com os organizadores da ACACS-SP e com um associado que realizou o caminho de 800 quilômetros em 2013, Ricardo Brivio: “Tudo começou com um chamado. As pessoas costumam assistir documentários, ler livros e, a partir disso, começam a sonhar em realizar o caminho. Comecei em Saint Jean- Pied- Port, onde se inicia o caminho para brasileiros”, explica.

Já o vice-presidente da ACACS-SP, Vars Braga Roman, reflete sobre o significado existencial do Caminho de Santiago: “O trajeto é uma oportunidade para pensar sobre a vida. Muitas pessoas passam por ela e, quando vêem, ela já passou. A modificação acontece durante o caminho, com a troca de culturas e conhecimentos. Um filme passa sobre a sua vida e percebe-se que se viveu muito pouco perto do que pode viver”, confessa Roman.

Serviço

ACACS-SP – Associação De Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela

Endereço: R. França Pinto, 203 – Vila Mariana – São Paulo – SP

Telefone: (11) 5549-6160

De segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 17h, sábado: Das 10h às 14h

Por Bruna Masculi (1º semestre)

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário