C.A. promove palestras para comemorar o dia internacional da mulher

Ensaios

Portal de Jornalismo

Texto: Gabriella Lodi; Isabella Galvão; Isabelle Bulla; Laura Cavalari e Sérgio Miguel – Estudantes do Curso de Jornalismo da ESPM-SP
Na última terça-feira, 11, ocorreram diversas palestras em homenagem à Semana da Mulher, no Auditório Victor Civita, localizado na ESPM São Paulo. A primeira palestra do dia, às 14 horas, contou com a presença das influenciadoras digitais Bianca Barroca, Bielo Pereira e Genise Ribeiro, que discutiram temas como a gordofobia, o corpo da mulher e o respeito ao gênero feminino. Elas trouxeram para palestra, também, suas experiências pessoais e maneiras de quebrar os padrões impostos pela sociedade.
A segunda palestra foi comandada pela Sheylli Caleffi. Ela discutiu a cultura do estupro, os abusos frequentes contra mulheres e a falta de segurança e de apoio à essas mulheres vítimas de violência sexual.
A tarde foi finalizada com a palestra da sexóloga Helena Amaral. Ela compartilhou as dificuldades que enfrentou como mulher, os abusos que sofreu na infância, a negligência por parte dos pais e a falta de empatia que as mulheres ainda sofrem nos dias atuais. Além disso, contou sua história de superação e de aceitação do seu corpo e dissertou sobre a importância da representatividade na vida das mulheres.
Já na quarta-feira (11) a tarde começou com a palestra da Cinthya Silva Santos psicóloga clínica, que atende adolescentes e adultos. O tema foi vivendo em um país proibicionista: eletividade penal x redução de danos. No qual ela falou sobre a seletividade da polícia ao prender indivíduos de cor, e grandes figuras que ao serem pegos com drogas não acontece o mesmo que pessoas pobres. Também deu foco na violência policial sofrida pelos presos. Ela levou livros e panfletos sobre a ascensão do PCC no país, a lei Maria da Penha, educação escolar e formação de mulheres presas, a voz da favela e etc.
Na segunda palestra do dia foi sobre a sobre a sexualidade da mulher contemporânea: desejos, conquistas e desafios. Com a sexóloga e psicóloga Lara Perasso, que atende individualmente e em casal. Ela ensinou como funciona a vagina, interagiu com o público perguntando se as pessoas tinham influências quando adolescente. Mostrou suas influências femininas em desenhos e filmes. Lara também abordou temas importantes como os corpos reais das mulheres que todas têm celulites. Sobre a saúde sexual de lésbicas, e até deu conselhos para quem quer fazer sexo oral em mulheres. No final da palestra ela fez uma homenagem a sua mãe, que estava presente e elas se emocionaram. E a última palestra do dia foi cancelada.

Galeria de foto: Ana Vitória Leal; Enrico Sordili; Gabriella Lodi; Isabella Galvão; Isabelle Bulla; Laura Cavalari e Sérgio Miguel – Estudantes do Curso de Jornalismo da ESPM-SP

Deixe Seu Comentário

*Preenchimento obrigatório.